Páginas


quarta-feira, 7 de abril de 2010

As 8 competências dos líderes – Parte II


Na semana passada, começamos a falar sobre as oito competências que os líderes devem ter não só para alcançar um bom desempenho em benefício apenas de suas carreiras, mas também de suas empresas e da economia.

A lista foi elaborada por Ram Charan, um dos mais consagrados consultores de negócios da atualidade, e publicada no livro
Know-how: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem, lançado pela Editora Campus/Elsevier.

Conheça agora as outras quatro competências:
  • Contratar e desenvolver líderes – Você não deve apenas desenvolver as habilidades de liderança em seus colaboradores, mas também as características de um líder. Principalmente de líderes de si, de suas carreiras. Uma pessoa líder de si não precisa do gerente para lembrá-la dos compromissos, para corrigir a rota em direção da meta, ensinar a atender adequadamente os clientes, etc. Arme sua equipe de maneira que você possa tirar férias à vontade, assumir novas atividades e indicar um de seus funcionários para o cargo de gerência sem medo.
  • Ser capaz de definir metas realistas – O gerente precisa saber para onde quer levar seu negócio e desenvolver metas periódicas, que combinem essa visão com o que pode ser alcançado naquelas condições. Mas existem limites, por exemplo: seus vendedores só podem atender um número máximo de clientes em um dia, seus clientes só podem consumir uma determinada quantidade de seus produtos ou serviços a cada período. Sem perder de vista a missão e a visão da empresa. O gerente deve definir metas desafiantes, mas não impossíveis.
  • Priorizar bem – O que é mais importante em cada momento? Não é só vender. Há horas em que a empresa precisa ampliar a base de clientes, então o foco deve ser a prospecção. Há momentos em que a concorrência se torna mais agressiva, portanto é preciso se concentrar na fidelização dos clientes atuais e assim por diante. Para tornar sua equipe um sucesso, você deve fazer o que é mais importante agora.
  • Lidar com forças além do mercado – A opinião da sociedade importa sim e, cada vez mais, espera-se que sua empresa represente algo que seja relevante para ela, que ajude a tornar esse mundo melhor, etc. Assuntos como ecologia, direito das minorias, violência e outros estão dentro e fora de sua empresa. E seus clientes querem saber o que você faz sobre isso.
Muito interessante, não é mesmo. Para se aprofundar em cada uma das oito competências que tratamos, não deixe de ler Know-how: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem, do grande Ram Charan. Sua empresa, equipe e clientes agradecem!

Fonte: Por Cleverson Uliana - Editor da Revista Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog