Por Germir Cassan
- Lembre-se de que todos fazem parte do atendimento – Independentemente da área em que atua, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos. Evite o "não é comigo".
- Identifique-se – Crie uma imagem que facilmente o identifique. Fique atento à apresentação pessoal, ao crachá e ao uniforme.
- Ouça – Pare para ouvir o que as pessoas estão falando, procurando interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o "ouvir com a inteligência, e não apenas com o ouvido".
- Mantenha-se disposto – Preste o melhor serviço, buscando agregar o maior lucro aos seus clientes.
- Apresente soluções – Saiba que os consumidores adquirem soluções para suas necessidades, e não problemas ao adquirirem os produtos ou serviços de sua empresa.
- Fale a língua do cliente – Procure identificar o que é especial, importante e/ou essencial em cada solicitação. Ajude o consumidor a conseguir o que deseja.
- Faça um atendimento eficiente – Não desista com o primeiro "não" nem se torne desagradável. Lembre-se de que um atendimento é muito mais persistência que insistência.
- Prospecte futuros atendimentos – Utilize todas as formas disponíveis para se comunicar com seus clientes, como: telefonemas, e-mails, fac-simile, correspondências, cartões de descontos, folhetos, tabloides, entre outros.
- Seja ético – O que não quer que façam para você, não faça nem permita que seja feito para os clientes.
- Utilize as comunicações e informações – Tenha em mente que não basta apenas saber e conhecer, pois você só obterá resultados se transformar conhecimentos em ações.
PARA PENSAR
"Conquistar clientes 'jogando os preços lá embaixo' tem um efeito bumerangue: a própria empresa acabará sendo a vítima"Peter Drucker
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog