Páginas


terça-feira, 6 de abril de 2010

Descubra como ser um metalíder

Redação Liderança


Meta é um sufixo grego que significa “para além de”. Também pode ser entendido como o algo mais que tanto procuramos. E foi baseado nessa busca que o argentino Fredy Kofman, fundador e presidente da Leading Learning Comunities, montou seu conceito de Metamanagement (Metamanagement – O sucesso além do sucesso, da Editora Campus/Elsevier). No mesmo caminho, o brasileiro Eugênio Mussak escreveu Metacompetências – Uma nova visão do trabalho e da realização profissional, da Editora Gente. Todos com o sentido de ir além de fazer mais – de ser um metalíder.

Os limites do ir além – É preciso que primeiro o líder se defina. Esse “fazer mais” pode facilmente se desvirtuar para um desequilíbrio em suas funções e estilo de gerenciamento, como mostra o especialista em perf! ormance gerencial Peter Farley. Para ele, um líder deve estar em constante vigilância de quatro fatores:

1. Preocupação com as tarefas – Aqui o foco são as metas, prioridades, objetivos, resultados, feedbacks, cronogramas, padrões e produções. Números e números que definem se a empresa sobrevive ou não.

2. Preocupação com sua equipe – Significa um olho no relacionamento entre os membros da equipe. O que pensam, sentem e desejam. Quais são seus valores, o que motiva cada um e como utilizar tudo isso da melhor maneira para realizar um bom trabalho.

3. Gerenciamento do dia a dia – Essa questão envolve produtividade, fazer as coisas de maneira melhor, mais rápida e mais barata, ser sistemático e justo, reagir no momento exato, fazer certo as coisas e extrair o máximo do dia.

4. Capacidade de transformar sua empresa, de construir o futuro – Habilidade de pensar o novo, o radical, o revolucionário, assumir riscos, ser o primeiro, olhar para fora e além das funções que desempenha hoje, fazer as coisas certas e construir o amanhã.

Um líder não pode deixar de cumprir nenhuma dessas funções. Ao mesmo tempo, ir demais para qualquer um desses lados é prejudicial e ir de menos, também. Para Farley, o metalíder é aquele que consegue se aproximar de um círculo perfeito. Observe, aplique e vá além.


28/08/2009 - Fonte E-Lidera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog