Peter Drucker
“As pessoas não são o ativo mais importante da sua empresa. As pessoas certas o são”
Jim Collins
Como conseguir resultados
- Não imagine que os seus vendedores são motivados naturalmente.
- Elogie e premie o bom trabalho com frequência.
- Aproveite o entusiasmo natural dos novos vendedores, e não permita que ele desapareça na rotina.
- Nunca restrinja um vendedor a tarefas rotineiras, sem responsabilidade alguma. Desafie-o sempre.
- Ofereça oportunidades para o aprendizado e avanço.
- Não assuma que um bom pagamento resolve problemas de motivação.
- Ajude seus vendedores a construírem sua autoestima usando muito mais elogios do que críticas.
Férias e fim de ano
Nos meses de julho e agosto, grande parte das pessoas está em férias, pois coincide com as férias escolares. E, daqui a pouco, o fim de ano trará um convidado que costuma estressar e diminuir o ritmo da sua equipe de vendas: o calor. Confira algumas dicas para você manter o mesmo ritmo de vendas mesmo com temperaturas recordes e uma parte da equipe em férias:- Divida sua equipe em grupos menores. O grupo que conseguir a melhor performance no mês ganhará uma tarde de folga (lógico que não todos no mesmo dia).
- Call centers podem estabelecer “dias na praia”, em que as pessoas trabalharão com roupas leves, terão refrigerante à vontade e, quem vender mais no dia, poderá ganhar algo temático, por exemplo, um bronzeador.
- Se você tiver muitos vendedores em férias, reduza o número de reuniões. Isso dará oportunidade para que as pessoas que ficaram na empresa possam fazer mais contatos com os clientes, evitando que o faturamento geral da empresa caia muito.
17/11/2009 - Fonte E-Lidera
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