Para alcançar essas metas, parece que vale tudo: fazer planos de incentivo, dar gritos de guerra e contratar palestras de motivação. Nesse último quesito, aparentemente, quanto mais diferente for o palestrante, melhor, o que faz a festa de atletas, participantes de reality shows, humoristas e similares. Todos são motivadores. Mesmo com tudo isso, a equipe continua a mesma.
A questão é que muitas empresas entendem o problema da maneira errada. Não se trata de motivar os funcionários, mas parar de desmotivá-los.
Acompanhe os dados apurados pela empresa de pesquisa Sirota Intelligence, que entrevistou 1,2 milhões de funcionários das 52 maiores empresas norte-americanas.
Segundo os pesquisadores, em 85% dos casos, o moral de todos os funcionários começa a decair após seis meses em um novo emprego – e continua a se deteriorar ano após ano. Todos começam em um novo emprego cheios de energia, com milhares de planos na cabeça. Os líderes, porém, não fazem nada para manter esse entusiasmo inicial.
A maioria dos funcionários busca três coisas em qualquer emprego:
- Equidade/justiça – Queremos trabalhar em um ambiente onde cada funcionário tenha as mesmas chances de progredir na carreira, que possua apenas um conjunto de regras de benefícios, comportamento, ética e segurança no trabalho, e onde recebamos um salário condizente com nosso esforço.
- Senso de conquista – Queremos nos orgulhar do que fazemos, conquistamos e da empresa onde trabalhamos.
- Camaradagem – Por fim, queremos ter relações boas e produtivas com as outras pessoas que trabalham naquele local.
Faça um teste. Pegue um dia qualquer de trabalho e analise se cada ação feita pela empresa, por você ou por sua equipe vai contra os três princípios básicos ou os reforça.
Diminuir os fatores negativos pode marcar sua empresa e sua equipe muito mais que gastar em caras campanhas incentivadoras.
Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
Redator-chefe da revista Liderança
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